builderall




O implante dentário guiado que também é conhecido como implante sem cortes, esta é considerada uma técnica segura que garante uma alta performance, a implantodontia está em evolução, a cada ano que passa, percebemos que há novas técnicas e procedimentos que favorecem os pacientes.


O que é o implante dentário?


Tornou-se popular por ser uma técnica minimamente invasiva, por isso, não agride a gengiva e nem machuca os ossos da boca, é realizada uma pequena perfuração que deve ser milimetricamente projetada, através de um programa avançado de planejamento virtual cirúrgico.

 

Na cirurgia de implante guiada, não há necessidade de cortes, deslocamentos de fibro mucosas ou pontos, neste caso, as perfurações são realizadas através de uma broca, este procedimento não causa sangramento e também diminui o desconforto provocado pelo pós-operatório. 


Como o procedimento é feito?


Esta é uma cirurgia personalizada, onde o dentista deve respeitar a estrutura anatômica dos pacientes, antes de prosseguir com o procedimento, é necessário analisar: exames detalhados (imagem em 3D e tomografia), guia cirúrgico e exame clínico.

 

É imprescindível que haja uma avaliação detalhada, para saber se realmente o paciente tem condições de realizar a cirurgia, a saúde bucal deve ser analisada por completo, abaixo, mostraremos como este procedimento é realizado:


Tomografia computadorizada e software


É o cirurgião-dentista é quem deve realizar esta tomografia, após a avaliação, este procedimento fornece imagens precisas, além disso, há também escaneamento intraoral do paciente ou da moldagem convencional, com o software é possível planejar a cirurgia de maneira mais segura.


Planejando a cirurgia


Este é o ponto principal para que o implante dentário possa ser bem-sucedido, depois de obter as imagens, o planejamento deve ser então realizado, com o auxílio de um outro programa avançado, que ajuda a visualizar a área onde o implante será colocado, é solicitado a confecção em impressora 3D.

 

O guia é posicionado na arcada do paciente, dessa forma, o cirurgião consegue ter uma melhor orientação no momento de inserir os dentes, de acordo com o planejamento virtual. 


Diferenças entre o implante dentário guiado e convencional 


O modelo de implante convencional é mais invasivo, já que é necessário realizar pequenos cortes, tem um pós-operatório desconfortável, com o implante guiado não há necessidade de realizar cortes, pode agilizar a cicatrização e proporciona maior conforto no pós-operatório.


Vantagens e desvantagens 


Na cirurgia guiada, os pacientes podem voltar às suas atividades normais, tem um pós-operatório mais tranquilo e rápido, há uma menor chance de erros, pois é utilizado o software que facilita o planejamento, no entanto, é necessário que o dentista seja especializado para executar essa técnica.

 

Sempre que buscar por um serviço como este na internet, verifique sobre o grau de experiência e qualificação dos dentistas-cirurgiões, os dentistas devem demonstrar domínio sobre softwares de planejamento e técnicas de instalação. 


Existe contraindicação?


A cirurgia guiada não pode ser realizada por pessoas que possuem a abertura restrita de boca, é recomendado que seja feito primeiro o enxerto antes de começar o implante, este tratamento porém, evoluiu muito nos últimos anos, reduzindo assim, o número de restrições. 


Recomendações e cuidados pós-operatórios


Obedeça ao preparo e os cuidados recomendados por cirurgiões-dentistas antes da cirurgia, os cuidados básicos no pós-operatório são estes:

 

 

Portanto, não deixe de verificar se o dentista tem diploma de nível superior e é registrado no Conselho Regional de Odontologia.


?????